Incorporação: experimentação vital no tempo exusiático 


Programa
 

incorporação: programa de experimentação vital no Tempo Exusiático.

Acredito na incorporação como uma efêmera experiência de deslocar-se do domínio tempoespacial que é a colonialidade. Na incorporação, experimentamos o tempo exusiático, que é um acontecimento espiralado e encruzilhado. Na incorporação, os momentos que compõe nossa existência não são acessados com linearidade que a raça e o gênero impõe à nossa vida. E nesse transe, o que vivemos é uma teletransportação existencial, onde acessamos ritmos, intensidades, cores, formas, gostos inomináveis. A incorporação é o inominável. E com esse programa, iremos experimentar a malandragem de escrever com aquilo que nos é inominável, fazendo a escrita encarnada, um ritual cotidiano de incorporação. 

O principal exercício estético desse programa é a escrita. Ou melhor, o movimento de escrever. Digo escrever e não digitar. A proposta do programa é fazer do momento de escrever, uma experimentação de um tempo singular, que não obedece ao cronológico, e sim assume com a cronologia, uma dança em que seu tempo singular a conduz. O tempo singular, é o tempo de Cura, é o seu tempo e não o nosso tempo. O tempo de Cura é uma efemera instauração de informações e sensibilidade inomináveis. Faremos psicografias.  

O programa organiza-se num tempo espiralado. Portanto, apresento a possibilidade de acessar, sem organização cronológica/sequencial, os conteúdos do programa: vídeos, textos, músicas, obras de arte. Ou seja,  ler sobre malandragem enquanto acessa sua morte, ler sobre morte enquanto renasce. E escrever sobre morte enquanto vive a malandragem, escrever sobre renascimento, enquanto vive a vida de modo invertido.

O tempo espiralado, é um tempo cíclico, por isso, cada encontro será destinado à um momento específico que compõe a temporalidade Bankongo: Luvemba, Mussoni, Kala, Tukula. O programa é um ciclo, composto por quatro encontros. É possível iniciar novos ciclos, e cada ciclo inicia-se com a morte, com Luvemba.

Nossos encontros, nossas escritas

Os encontros semanais terão duração de 1 hora. Neles, conversaremos sobre as escritas que foram criadas durante os dias que antecederam nossa conversa. A proposta é fazer da escrita, um ritual cotidiano. Escrever cotidianamente sobre o momento do Tempo Exusiático em que estamos vivendo. Esse tempoespaço é a encruzilhada que acontece no Cosmograma Bakongo.



[reprodução da internet]


Tempo Bakongo:
Luvemba | A morte, a abdicação do Mundo.
Musoni | A vida invertida.
Kala | Um nascimento diferente, um nascimento que anuncia a continuidade.
Tukula | A malandragem, a negociação.

Faremos cinco encontros online, sendo o último destinado a conversamos sobre como viver esse primeiro ciclo, e decidimos se iniciaremos uma nova ciclicidade. Ou seja, o ciclo tem duração de cinco semanas. A cada novo ciclo, iniciaremos novos modos exusiáticos de relacionarmos com a efemeridade e imprevisibilidade da vida.

Conteúdos principais do programa:

Santos, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos Bantu-Kongo por Bunseki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. Tese de Doutorado São Paulo, 2019. disponível em:  https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8160/tde-30042019-193540/pt-br.php

Sentenças em linguagem proverbial (gravação complementar à tese de Tiganá Santana).  2019. disponível em https://soundcloud.com/tigana-santana/sentencas-em-linguagem-proverbial-gravacao-complementar-a-tese-de-tigana-santana

Um punhado de onze horas . Série de vídeos. 2020.  Castiel Vitorino Brasileiro. https://castielvitorinobrasileiro.com/vid_umpunhadodeonzehoras


Vídeo-aula-apresentação



Valores do investimento:
Cada encontro custa R$50,00, sendo R$250,00 o valor total do programa.
A cada uma pessoa que paga o valor integral,  abre-se uma vaga para pessoas com desconto.

Para acesso ao conteúdo completo, negociações de valores e início da experiência estética-clínica, favor entrar em contato via email: castielvitorinob@gmail.com




registros de escritos feitos por pessoas que já participaram do programa Incorporação: 

    


Mark