Estéticas macumbeiras na Clínica da Efemeridade 

Neste curso, estudamos  poéticas que anunciam e constroem caminhos de experimentações vitais desordenadas das racializações Negro e Indigena.  A encruzilhada formada pela arte, macumbaria, ontologias Bantu e Psicologia Clínica  é a metodologia e a bússola  de nossos estudos acerca do trauma racial Brasileiro,  das Memórias da Transfiguração,  e das Curas pela Transmutação.  

Durante 5 encontros de aproximadamente 3h , nos dedicaremos à investigações estéticas e teoricas. 

Metodologia

Encontros híbridos de leituras textuais, análises de obras artísticas e experimentações corporais. Os textos são enviados via email e as obras de arte serão mostradas com auxílio de projetor (quando presencial).  

Em cada encontro será disponibilizado textos relacionados ao conteúdo do encontro. Os conteúdos artísticos e literários serão ferramentas para investigações daquilo e daqueles que em cada encontro pretendemos aproximarmos.

Para valores e contratos, entrar em contato através do email castielvitorinob@gmail.com


[TURMA DE MARÇO 2021]


Encontros: 

08/segunda >  19:20-22:00h

09/terça > 19:00-21:30h

11/quinta > 19:00-21:30h

12/sexta> 19:00-21:30h

15/segunda> 19:20-22:00h


Valores: 
Valor inicial/mínimo: R$150,00
Valor ideal: R$200,00

Incrições para pagamentes INCERRADAS 


Inscrições para bolsistas. Vagas disponibilizadas apenas para pessoas Travestis e trans racializadas como negras ou  indígenas. Bolsas distribuídas por sorteio. https://forms.gle/dcQnX8bM5Q9C7ity5

1º Encontro: O trauma é Brasileiro.  A arte é genocida. E as ontologias Bantu. 


Pensar as diásporas AfroBantu acontecendo no Brasil ao longo da História Racial. Entender as Macumbarias como posicionamentos filosóficos que antecedem à colonização espiritual. 

Desencantar a Arte Afrobrasileira. Aproximar-se das “Estéticas Macumbeiras”.  Habitar o limite ontológico da psicologia e psicanálise.  Desfazer o orgulho racial Negro, e o orgulho do gênero Travesti.



2º Encontro:  Espaços perecíveis de liberdade. Momentos de liberdades perecíveis. 


Estudar os processos de formação ontológica  vividos nos Calundus, que possibilitaram a Cabula, as Umbandas, o Candombe e os Candomblés.  Romper com o “Nagocentrismo”. Desinstitucionalizar a espiritualidade dos Templos Religiosos. Compreender o Tempo Linear como ferramenta da Violência Racial. Aproximar-se do Tempo Exusiático, encruzilhado.  Estudar poéticas que instauram espaços perecíveis de liberdade.

 

3º Encontro: Corpoflor: uma ontologia.  A efemeridade da Matéria. 

Estudar como encarnamos, cotidianamente,  a Violência Racial.  Desfazer a outroridade Moderna, romper com o desejo de tornar-se Humano. Nos perceber como espécie. Produzi Somagramas, desmontar a Psicologia Corporal.  Poéticas da performance e dança. Anatomia emocional: coreografias, improvisos e a imprevisibilidade do movimento. O limite da matéria, as funcionalidades da espécie, a criação de uma outra História Corporal.
 

4º Encontro: Sagrado feminino de Merda. 

Estudar “Memórias da Transfiguração”. Deslocar o corpo transmutado da mitologia “transição de gênero”. Recontar a vida de Tibira e Xica Manicongo. Romper com a Homossexualidade como parametro de tradução. Romper com a tradução.  Estudar a transfiguração da espécie HomoSapiens Sapiens de modo interespecífico. Angola, México, Brasil, Colômbia, Caribe.



5º Encontro: A cura e Clínica da Efemeridade.
Ultrapassar o limite da linguagem. A Cura é  sacrifício, abandono, prazer. A Clínica da Efemeridade, e a Alma na Modernidade. Quando a Psicanálise e a Psicologia chegam ao tão necessário Fim. O Desentendimento, o Acaso, o Medo. Romper com a Evangelização.
Turma 01

Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade e Política
15 horas.
Vitória/ES.
2019





Turma 02

Colabirinto, em parceira com Lastros - Grupo de Estudos
9 horas
São Paulo/SP.
2019


Turma 03

Vila das Artes
20 horas
Fortaleza/CE




Turma 04

Festival do Instituto de Artes da Unicamp em sua 20ª edição.
9 horas
Campinas/SP



Turma 05

Centro Cultural São Paulo
12 horas
Online




Registros de aula



 


Estéticas Macumbeiras  

Lhola Amira. Ayrson Heráclito. Paulo Nazareth. Ventura Profana. Yhuri Cruz . Dineo Seshee Bopape. Nick Cave. Tiago Sant’Ana. Ebony G. Patterson. Xenobia Bailey. Maren Hassainger. Simone Leigth. Beverly Buchanan. Diógenes Magno. Charlene Bichalho. Lais Machado. Mo Ventura. Michelly Sá. @ 11divinecouches. Azizaa. Ruck De Lacaia. Natan Dias & Giulia Bravo Com “Experimento Ap001”. Natan Dias. Nadine Luiza. Abiniel Nascimento. Moisés Patrício. Gabrielle Tesfaye . Rafael Segatto. Jaime Laurino. kerolayne kemblim. Carlos Martiel. Diego Araúja. Davi de Jesus do Nascimento. Kela Serruya. Michelly Sá. Di Lua. OURA/Aoruaura. Musa Michelle Mattiuzzi. Jota Mombaça. Pêdra Costa.  Gê Viana. Ana Mendieta. Iki Yos.