Estéticas macumbeiras na Clínica da Efemeridade 


Neste curso, estudamos  poéticas que anunciam e constroem caminhos de experimentações vitais desordenadas das racializações Negro e Indio.  A encruzilhada formada pela arte, espiritualidade e clínica  é a metodologia e a bússola  de nossos estudos acerca do trauma racial Brasileiro,  das Memórias da Transfiguração,  e das Curas pela Transmutação. 


Durante 5 encontros de aproximadamente 3h , nos dedicaremos à investigações estéticas e teóricas.


Metodologia


Encontros híbridos de leituras textuais, análises de obras artísticas e experimentações corporais. Os textos são enviados via email e as obras de arte serão mostradas com auxílio de projetor (quando presencial).  


Em cada encontro será disponibilizado textos relacionados ao conteúdo do encontro. Os conteúdos artísticos e literários serão ferramentas para investigações daquilo e daqueles que em cada encontro pretendemos aproximarmos.


Para valores e contratos, entrar em contato através do email castielvitorinob@gmail.com



[TURMA DE OUTUBRO 2021] ONLINE
O link da aulas seram enviados por email.  

Encontros: 

dias  21, 22, 27, 28, 29 de outubro 
19h às 21:30
As encontros serão gravados e os registros disponibilizados por alguns dias após o curso. 

1º Encontro: O trauma é Brasileiro.  A arte é genocida. E as ontologias Bantu. 


As diásporas AfroBantu acontecendo no Brasil  ao longo da História Racial. Macumbas são  sistemas filosóficos, científicos,  econômicos, estéticos e espirituais que  antecedem a colonização ontológica da  Subjetividade/Sujeito.  Desencantar a Arte Afrobrasileira.   Desfazer o orgulho racial Negro,  e o orgulho do gênero Travesti.


2º Encontro:  Espaços perecíveis de liberdade. Momentos de liberdades perecíveis. 


Calundus, Cabula, Umbandas, Candombe, La Santa Muerte,  Benzimentos, Consagrações de Ayahuasca e os Candomblés. O nagocentrismo. Desinstitucionalizar a espiritualidade.  As violências raciais é o tempo linear e a física mecânica.  Tempo exusiático. Tempo espiralar.  Kalunga. Rituais e a morte da categoria Instalação.  


3º Encontro: Corpoflor: uma ontologia.  A efemeridade da Matéria. 

A reencarnação na Modernidade, Kardecismo e sua  contribuição racista para psicanalises brasileiras.  Ancestralidade interespecífica. O limite da matéria,  as funcionalidades das espécies. A Anatomia da  Água: imprevisibilidade, coreografia, e a morte da categoria performance.


4º Encontro: Sagrado feminino de Merda. 

Memórias da Transfiguração”.  A mitologia “transição de gênero”.Tibira e Xica Manicongo.  Romper com a homossexualidade como parametro  de tradução. Romper com a tradução.   As transfigurações da espécie HomoSapiens.  Angola, México, Brasil, Colômbia, Caribe. Macumbas  de Travesti.


5º Encontro: A cura e Clínica da Efemeridade.
A boa morte. Pontos de umbanda e o limite que é a língua portuguesa.  Cura: sacrifícios, abandonos,  covardia, prazer.  A Clínica da Efemeridade, a alma e a intuição na  Modernidade. O Desentendimento, o Acaso, o Medo. Tornar-se Imensurável.


Turma 01

Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade e Política
15 horas.
Vitória/ES.
2019





Turma 02

Colabirinto, em parceira com Lastros - Grupo de Estudos
9 horas
São Paulo/SP.
2019


Turma 03

Vila das Artes
20 horas
Fortaleza/CE




Turma 04

Festival do Instituto de Artes da Unicamp em sua 20ª edição.
9 horas
Campinas/SP



Turma 05

Centro Cultural São Paulo
12 horas
Online




Registros de aula



 


Estéticas Macumbeiras  

Lhola Amira. Ayrson Heráclito. Paulo Nazareth. Ventura Profana. Yhuri Cruz . Dineo Seshee Bopape. Nick Cave. Tiago Sant’Ana. Ebony G. Patterson. Xenobia Bailey. Maren Hassainger. Simone Leigth. Beverly Buchanan. Diógenes Magno. Charlene Bichalho. Lais Machado. Mo Ventura. Michelly Sá. @ 11divinecouches. Azizaa. Ruck De Lacaia. Natan Dias & Giulia Bravo Com “Experimento Ap001”. Natan Dias. Nadine Luiza. Abiniel Nascimento. Moisés Patrício. Gabrielle Tesfaye . Rafael Segatto. Jaime Laurino. kerolayne kemblim. Carlos Martiel. Diego Araúja. Davi de Jesus do Nascimento. Kela Serruya. Michelly Sá. Di Lua. OURA/Aoruaura. Musa Michelle Mattiuzzi. Jota Mombaça. Pêdra Costa.  Gê Viana. Ana Mendieta. Iki Yos.